25out
By: admin ligado: outubro 25, 2018 In: Uncategorized Comments: 0

Conheça a história das lendárias motocicletas Harley-Davidson!

A Harley-Davidson, além de ser um grande ícone da cultura americana, também é uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de motos da atualidade. E, como todas as grandes marcas, carrega muita história por trás do ronco dos motores que são admirados nos quatro cantos do mundo. Se você curte esse universo de duas rodas, hoje nós vamos viajar pelas estradas do tempo com um texto do Blog Brasília Harley-Davidson. Antes de mais nada: não esqueça de fazer o seu Seguro Motocicleta aqui na Alternativa Brasil para curtir a liberdade tranquilo, beleza? Clique aqui e saiba mais!

Início modesto

Foi na pacata cidade de Milwaukee, em Wisconsin, nos Estados Unidos, que, em 1903, dois amigos decidiram fazer um projeto adicionando um motor ao quadro de suas bicicletas. Esses jovens eram William S. Harley, de 21 anos, e Arthur Davidson, de 20 anos. Em parceria com Walter Davidson, irmão de Arthur, eles construíram as três primeiras motocicletas da marca em um barracão, com o objetivo de participar de competições de corrida. Das três, uma foi vendida para um amigo pessoal dos jovens e a outra foi comercializada por uma concessionária em Chicago.

A Primeira Harley-Davidson: Silent Grey Fellow

Primeiros sucessos

Em julho de 1905, uma motocicleta Harley-Davidson venceu sua primeira competição em Chicago e isso foi fundamental para a jovem empresa, cujas vendas começaram a progredir. Nos meses que se seguiram, a Harley-Davidson Motor Company contratou seu primeiro funcionário em tempo integral, e se mudou para uma instalação maior, na Juneau Avenue, ainda em Milwaukee.

A partir daí, até por volta do ano de 1912, a marca foi se consolidando, com novos lançamentos, evolução tecnológica e parcerias, como a com a polícia de Detroit; e a empresa foi crescendo, com cada vez mais funcionários e concessionárias por todo o país, e até vendas pro exterior.

Participação nas guerras

A Harley-Davidson teve um papel importante no auxílio às tropas americanas durante as Guerras Mundiais. Durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1917 e 1918, metade das motocicletas da marca foi enviada ao exterior, para serem usadas pelos soldados em combate. Foi nesse período também que a H-D foi consagrada como a maior fábrica de motocicletas do mundo, com presença em 67 países, em mais de 2 mil concessionárias.

Na Segunda Guerra Mundial, a fábrica continuou fornecendo suas motocicletas para o exército norte-americano e aliados, e, nessa época, quase o total de sua produção (em torno de 90 mil unidades) era destinado aos militares.

harley-davidson

Pós-guerra e o sonho americano

Depois de 1945, ao fim das guerras mundiais, a marca já estava consagrada e passou a representar os valores americanos de igualdade de oportunidades e esforço para alcançar os objetivos. Em 1956, o astro Elvis Presley posou com uma Harley-Davidson KH para a capa de uma revista, evidenciando a popularidade da marca.

Nas décadas seguintes, a empresa continuou lançando novos modelos como Cruiser, Low Rider, entre outros, e reforçou ainda mais sua posição no mercado. Em 1965, a empresa saiu do controle familiar e se abriu para a bolsa de valores, e, por isso, uniu-se à empresa American Machina and Foundry (AMF) em 1969. Esse período teve fim em 1981, quando executivos da Harley-Davidson compraram as ações que pertenciam à AMF, e a empresa seguiu sozinha. Desse evento surgiu a popular frase “The eagle soars alone” (A águia voa sozinha).

Dias de hoje

Da década de 80 até os dias de hoje, a ascensão da Harley-Davidson não parou: a empresa continuou lançando novos modelos e se consolidando no mercado, novas fábricas foram abertas nos EUA (e desde 1998 existe uma linha de montagem em Manaus, no Brasil) e clubes de motociclistas e de proprietários de motocicletas da marca foram criados em todo o mundo.

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2018/10/25/harley-davidon-historia/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *