13jun
By: admin ligado: junho 13, 2019 In: Dicas Comments: 0

Chega o inverno, e com ele os problemas decorrentes do frio: o clima mais úmido e a menor ventilação dos ambientes acaba tornando nossas casas e móveis mais suscetíveis ao aparecimento de mofo e bolor.

Estes convidados indesejáveis surgem justamente por conta dos hábitos que adotamos para fugir do frio: as janelas ficam mais tempo fechadas para não deixar o vento gelado entrar, e os banhos ficam mais quentes, formando vapor que se acumula e deixa o banheiro úmido por mais tempo.

Não há receita mágica para fugir do mofo e bolor, mas algumas atitudes simples podem ajudar sua casa — e sua família — a ficarem livres destes “vilões” do inverno. Confira as dicas que separamos abaixo:

Deixe o ar entrar

Foto: Unsplash

A gente sabe que com isso o frio também vai entrar, mas não tem outro jeito: um ambiente arejado e bem ventilado impede o acúmulo de umidade, que é um dos principais causadores de mofo e bolor. Então, deixe as janelas abertas durante o dia, especialmente se tiver um solzinho brilhando no céu!

Mantenha o banheiro limpo

Foto: Unsplash

A água sanitária é uma grande aliada para eliminar o fungo que causa a proliferação do mofo. O segredo é aplicar uma solução de água + água sanitária e deixá-la agir por alguns minutos. Na sequência esfregue e enxague bem.

 Abra as cortinas

Foto: Unsplash

Mesmo no inverno, o sol costuma aparecer com alguma frequência. Os fungos que causam acúmulo de mofo e bolor preferem ambientes escuros e úmidos, então deixe o sol entrar sempre que possível.

Dê um trato no seu guarda-roupas

Foto: Unsplash

As roupas de inverno que ficaram muito tempo guardadas podem apresentar mofo de um ano para outro. Acontece. Para fugir disso, desumidifique ao máximo seu armário, e não entulhe ele de coisas — quanto mais espaço interno para as peças “respirarem”, menos chance de mofo. Para completar, tente deixar as portas do guarda-roupas aberta de vez em quando, para arejá-lo.

Se precisar de um reforço extra, coloque um sachê com sal grosso, giz ou bicarbonato de sódio nos cantinhos: isso ajuda a “sugar” a umidade do armário.

Coloque toalhas e roupas no sol

Foto: Unsplash

Junto do mofo e bolor, chegam rinites, tosses e problemas respiratórios. Não deixe que isso pegue a sua família, e leve toalhas, travesseiros e roupas de frio para pegar um solzinho. Quanto mais seca uma peça, menor é a chance do mofo aparecer. Outra dica importante é: sempre guarde suas roupas limpas. Qualquer gotinha de suor ou umidade pode dar chance para o mofo se proliferar.

Tem mais duas dicas que também são muito úteis: contrate um Seguro Residencial da Alternativa Brasil para manter sua casa sempre segura. E, se não quiser ninguém “constipado” na sua casa, também pode optar pelo Seguro Saúde da Alternativa Brasil para cuidar da sua família!

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/06/13/5-dicas-para-evitar-que-mofo-bolor-invadam-sua-casa/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *