20jun
By: admin ligado: junho 20, 2019 In: Dicas Comments: 0

Comer é bom, evitar o desperdício é ainda melhor! Você já parou para pensar em quantas coisas perfeitamente aproveitáveis são desperdiçadas na cozinha? Cascas, restos e sementes podem virar novas receitas deliciosas e nutritivas com um pouquinho de criatividade!

Para te ajudar a evitar o desperdício, fomos buscar lá no blog Dicas de Mulher uma lista incrível com 10 maneiras simples e criativas de reaproveitar alimentos e evitar o desperdício. Confira na sequência, e coloque todas em prática! A saúde (do planeta e da sua família) agradecem!

Segundo dados do Instituto Akatu, o Brasil é o quarto maior produtor de alimentos do mundo. A triste notícia é que um terço dos alimentos produzidos é jogado fora. Diariamente 39 mil toneladas de alimentos vão para o lixo, quantidade suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de brasileiros com as três principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).

Pensando em evitar o desperdício, é necessário buscar alternativas para o reaproveitamento dos alimentos que sobram das refeições. Para te ajudar nessa tarefa, a estudante de nutrição Yolanda Lopes da Silva preparou 10 maneiras inteligentes para você reutilizar os restos de alimentos. O legal é que com o reaproveitamento você pode economizar até 20% do seu orçamento mensal!

Tomate

Foto: Unsplash

Sabe as pontas do tomate que você tira e joga fora? Se batidas com um pouco de água e extrato de tomate você tem um belo molho. Para isso você precisa higienizar bem o tomate antes de cortar, retirar as pontas, guardar em um saquinho e congelar. Para utilizar não é necessário descongelar, somente bater no liquidificador.

Arroz

Foto: Unsplash

As sobras de arroz podem virar outras delícias: bolinhos, lasanha de arroz, arroz de forno ou mesmo um risoto!

Feijão

Foto: Unsplash

Sobrou feijão? Que tal fazer um delicioso Tutu? Outras opções são: Feijão Tropeiro ou, neste friozinho, uma deliciosa Sopa de Feijão.

Frango

Foto: Unsplash

Aquela parte do frango que ninguém quis pode ser desfiada e reutilizada em recheios e/ou coberturas de tortas, pizzas, risotos, empadões, coxinhas, etc.

Leite

Foto: Unsplash

O leite talhado pode render um delicioso doce de leite.

Pão

Foto: Unsplash

O famoso “pão dormido” pode ser batido no liquidificador para preparar uma farinha de rosca. Outra opção é cortar o pão em pedaços menores e torrá-las, para servirem de acompanhamento para chás e cafés.

Carnes e Ovos

Foto: Unsplash

Uma farofa fresquinha e deliciosa pode ser preparada com as sobras de carnes e ovos.

Cascas

Foto: Unsplash

As cascas de melão, melancia, abacaxi, jabuticaba, banana e laranja podem virar geleias saborosas e muito nutritivas!

Sementes

Foto: Unsplash

As sementes das frutas e legumes também podem ser reaproveitadas. Ao triturá-las no liquidificador e misturá-las com linhaça é possível fazer uma farofa rica em fibras, vitaminas e minerais. Outra opção é torrá-las no forno e usá-las como lanches rápidos, nutritivos e saudáveis.

Compostagem

Foto: Unsplash

Outra coisa que você pode fazer com cascas, sementes, borra de café e chás e cascas de ovos é a compostagem — uma técnica de fabricação de adubo orgânico, ecologicamente correta e totalmente econômica.

Com essas dicas, a gente está pensando no planeta, e na qualidade de vida da sua família. Para deixar isso ainda melhor, só mesmo com um Seguro Saúde da Alternativa Brasil. Contrate o seu, evite o desperdício e viva tranquilo!

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/06/20/10-maneiras-inteligentes-de-reaproveitar-restos-de-alimentos/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *