02ago
By: admin ligado: agosto 02, 2019 In: Saúde e bem-estar Comments: 0

Conforme a vida vai passando, é normal que a gente comece a identificar alguns probleminhas de saúde que chegam com a idade: aquela dorzinha no joelho que não passa, a vista que já não é mais tão boa, e por aí vai. Uma das dores que mais incomoda — e se agrava com o tempo — é a dor nas costas e na lombar. Geralmente ocasionadas pela má postura, estas dores podem afetar seriamente a vida de uma pessoa, prejudicando a realização de atividades super comuns.

Felizmente, cuidar das costas e da postura é mais simples do que parece: é só questão de hábito, pequenos cuidados que podemos ter no cotidiano para evitar que nossa má postura torne-se um problema mais sério. Pensando nisso, fomos buscar no blog DicaVida algumas dicas simples que podem te ajudar a corrigir sua postura no dia a dia. Tome nota:

Caminhe de cabeça erguida

O que mais vemos atualmente são pessoas caminhando pelas ruas olhando para o celular, por exemplo, deixando a região do pescoço mais sobrecarregada. Não ande por aí olhando para eletrônicos, nem para o chão. Olhe para frente direto para o horizonte, alinhando os ombros, com o peito um pouco estufado para a frente e o abdome contraído. Evite empinar o bumbum, pois problemas lombares podem surgir.

Arrume sua postura sempre ao perceber que está com a barriga estufada e as costas arqueadas, a fim de criar este hábito e agir assim depois automaticamente. Para treinar isso, você pode até andar com um livro sob a cabeça, para ter mais consciência de seu corpo e desenvolver melhor o equilíbrio.

Sente-se com as costas retas

Quantas vezes você se pegou com as costas arqueadas na cadeira, diante do computador, do celular, conversando ou lendo um livro, por exemplo? Esse é um dos comportamentos mais comuns que observamos por aí.

Assim como treinar um caminhar mais correto, ao sentar é a mesma coisa. Imagine sempre que está deixando as costas eretas em uma parede, incluindo os ombros, peitoral aberto, além dos pés estarem em um ângulo de 90º. Apoiar uma almofada na parte mais baixa do encosto da cadeira, próximo à região lombar, pode ajudá-lo a manter uma postura mais ereta enquanto trabalha.

Pratique técnicas de respiração e relaxamento

Exercícios de respiração sempre ajudam a melhorar a coluna, principalmente se você deitar de barriga para cima em uma superfície reta, inspirar pelo diafragma lentamente por 10 segundos e expirar por mais 10.

Técnicas de yoga também ajudam, uma vez que equilibram corpo e mente, levando a pessoa a ter maior consciência de seu organismo. Você pode sentar-se na “posição de índio” (com as pernas cruzadas) e manter as costas retas, como se estivesse alinhada a uma parede. Faça o mesmo exercício de respiração citado anteriormente, inspirando e expirando lenta e profundamente.

Alongue-se e caminhe durante seu expediente

Muitas pessoas trabalham o dia todo sentados diante do computador. Passar muito tempo sentado não é nada bom para o seu corpo, então agende pausas regulares para levantar, alongar-se e estimular os músculos para aliviar a tensão.

Uma boa técnica é levantar e apoiar as palmas das mãos atrás das costas, na região da lombar, inclinando-se para trás o máximo que puder, ou seja, fazendo uma curva com a coluna para trás. E caminhe: cinco minutinhos de caminhada a cada uma hora de trabalho vão ajudá-lo a relaxar e melhorar sua postura.

Cuide do seu peso

O excesso de peso pode prejudicar sua saúde de várias maneiras, e isso também inclui sua postura: uma barriga avantajada deixa o abdômen mais distendido e as costas mais arqueadas, prejudicando músculos e articulações.

Procure manter uma dieta mais equilibrada e praticar atividades físicas regularmente, para se manter mais ativo e deixar os músculos mais flexíveis e resistentes. Isso mudará não somente a postura, mas a saúde como um todo, evitando diversos males.

Atenção na hora de dormir

Muita gente não sabe, mas a forma como você dorme influencia na sua postura. A melhor maneira de dormir e alinhar corretamente a coluna é de lado com um travesseiro entre as pernas, evitando o atrito entre as laterais do joelho.

Mas se for mudar de posição, como de barriga para cima por exemplo, outro travesseiro pode ser usado abaixo dos joelhos para liberar a tensão das costas e outro abaixo do pescoço para alinhar corretamente a cabeça e os ombros. Dormir de barriga para baixo é a posição que mais prejudica a postura, pois tensiona ainda mais o pescoço de um lado ou do outro.

Tente incorporar essas dicas ao seu cotidiano, e fazer delas um hábito. Para garantir, só falta contratar um seguro saúde da Alternativa Brasil e ter a tranquilidade de saber que a gente estará sempre cuidando de você! 😉

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/08/02/melhore-sua-postura-e-fuja-da-dor-nas-costas-com-estas-dicas-praticas-e-faceis-de-fazer/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *