08ago
By: admin ligado: agosto 08, 2019 In: Saúde e bem-estar Comments: 0

O Brasil está envelhecendo: o número de brasileiros com mais de 60 anos cresce ano após ano, e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa é de que, até 2055, tenhamos mais idosos (acima dos 60) do que jovens e adultos abaixo dos 29 anos no país.

Atualmente, já são mais de 29 milhões de idosos espalhados pelo Brasil. E ainda que o conceito de “melhor idade” tenha ganhado força nos últimos anos, é fato que com a idade costumam chegar problemas de saúde e doenças cujos efeitos poderiam ser minimizados mediante alguns cuidados extras que todos deveríamos adotar no processo de envelhecimento.

Pensando nisso, trazemos aqui um apanhado de dicas que vão ajudar todo mundo a conquistar uma velhice com muito mais saúde, energia e disposição — afinal, se esta é a “melhor idade”, nada melhor do que estarmos bem para aproveitá-la, não é mesmo?

A primeira dica é simples, mas negligenciada por muita gente: fazer exames de rotina. Isso é basicamente uma ação preventiva, para que você e seu médico estejam sempre cientes de como está a condição geral do seu corpo. E, claro, quanto mais cedo algo é detectado, maiores as chances de um tratamento ser efetivo. Quando se passa dos 40, um check up anual é imprescindível.

Outra coisa que todo mundo sabe na teoria, mas poucos levam a sério na prática é a questão do cuidado com a alimentação. Não adianta deixar para cuidar disso só quando o colesterol já está alto e a saúde já está em risco: dar preferência a produtos naturais e dispensar os industrializados é um hábito que deve começar cedo, a fim de evitar problemas com diabetes, colesterol e hipertensão na velhice. Ah, e não esqueça de beber bastante água!

Mais um clichê que deve ser levado em conta: atividades físicas. A Organização Mundial da Saúde já avisou que praticar atividades físicas regularmente é fundamental para prevenir doenças da terceira idade como osteoporose e problemas cardíacos. Fugir do sedentarismo melhora sua forma física, e os níveis de serotonina que são gerados melhoram o humor, ajudando a prevenir a depressão.

Falando nisso, se conseguir fazer estas atividades ao ar livre, melhor ainda. Pegar sol é importante, pois a vitamina D, advinda do sol, ajuda na fixação do cálcio, melhora o ânimo e dá mais vigor. Claro que cuidar dos horários de exposição é necessário, e o protetor solar nunca deve ser deixado de lado.

Cuidar do cérebro é tão importante quanto do resto do corpo, e certos hábitos ajudam a fazer isso de maneira gostosa e relaxante. Ler, por exemplo: um bom livro ajuda a manter o cérebro sempre ativo e previne a perda de memória. Xadrez, videogames, quebra-cabeças, caça-palavras e outras atividades também mantém o cérebro ligado. E dormir bem é fundamental: poucas horas de sono causam declínio cognitivo, além de afetar o raciocínio.

Tá vendo como não é difícil ter qualidade de vida e envelhecer com saúde? Se você ainda é jovem, procure colocar essas dicas em prática o quanto antes. Se já passou dos 40, nunca é tarde para colocar hábitos saudáveis em sua rotina. Para garantir, contrate um Seguro Saúde da Alternativa Brasil, e envelheça com muito mais tranquilidade.

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/08/08/envelhecer-com-saude-e-facil-dicas-cotidiano/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *