30ago
By: admin ligado: agosto 30, 2019 In: Dicas, Saúde e bem-estar Comments: 0

Criança em casa é tudo de bom, né? Elas alegram o ambiente, e estão o tempo todo descobrindo coisas novas e explorando novas áreas.

Porém, esse lado “desbravador” das crianças pode ser perigoso: muita gente não se dá conta, mas o ambiente doméstico é repleto de perigos e armadilhas que podem ocasionar acidentes graves com os pequenos.

Se você tem filhos ou costuma receber seus sobrinhos, afilhados, priminhos ou netos em casa, deve se atentar a estes detalhes, afinal, tornar o ambiente mais seguro é a melhor maneira de prevenir acidentes.

Cozinha

Sem dúvida o cômodo mais perigoso da casa, afinal ali há fogo, objetos pontiagudos, vidro, produtos de limpeza e muito mais! Nada disso parece particularmente perigoso quando a gente cresce, mas para os pequenos, a cozinha é um perigo!

Para começar, dê um jeito de impedir que as crianças tenham acesso aos garfos e facas. É possível comprar travas plásticas que são simples de aplicar em portas de armário e gavetas, e dificultam o acesso ao que está guardado lá.

Na hora de cozinhar, pequenos cuidados fazem toda a diferença: priorize as bocas de trás do fogão, e sempre deixe os cabos das panelas virados “para dentro”, evitando que a criança consiga alcançá-lo e derrame algo quente sobre si mesma. Ah, e se puder, deixe o botijão de gás do lado de fora da casa.

Por falar em fogo, fósforos e produtos de limpeza também devem ficar longe dos pimpolhos, preferencialmente em armários no alto. Mantenha os cabos elétricos de eletrodomésticos enrolados, e deixe as tomadas ocultas atrás de protetores.

Banheiro

Mais um ambiente que parece absolutamente comum para os adultos, mas que pode ser potencialmente muito perigoso para crianças, uma vez que ele pode ser úmido e escorregadio, e há cremes, produtos de beleza e cosméticos que, com cheirinhos gostosos, podem estimular a criança a colocá-los na boca.

A regra mais simples é: mantenha a porta do banheiro sempre fechada, desencorajando a exploração. Para evitar escorregões, invista em um bom tapetes antiderrapante. A tampa do vaso fica sempre fechada, e o mesmo se aplica a armários e gavetas que guardem cosméticos e/ou produtos de limpeza.

Se você tem uma caixinha de remédios e primeiros socorros no banheiro, lembre de deixá-la fora do alcance das crianças, mas em um lugar que seja de fácil acesso em caso de emergências. As tomadas do banheiro também devem permanecer protegidas.

Salas e quartos

Ainda que não sejam ambientes tão perigosos quanto os listados acima, aqui temos quinas de móveis e aparelhos eletrônicos que podem causar acidentes. Então, não relaxe nos cuidados!

Opte por móveis com cantos arredondados, evitando quinas pontudas nas quais a criança pode bater a testa ou a cabeça. Não deixe o carregador do celular nem outro tipo de aparelho elétrico jogado pela cama.

Crianças adoram escalar coisas, então deixe camas e móveis longe das janelas, e fique de olho para nenhum pequeno alpinista  acabar virando uma cômoda ou armário com seu peso.

Se você tem plantas pela casa, certifique-se de que elas não são tóxicas ou venenosas. Não deixe samambaias e outras plantas em vasos altos, pois a criança pode agarrá-las e acabar derrubando tudo sobre si mesma.

Quintal e Área de Serviço

 

Quem mora em apartamento talvez não precise se preocupar com o quintal, mas área de serviço e lavanderia também merecem uma atenção especial para manter os pimpolhos seguros.

No caso do quintal, ferramentas, equipamentos de jardinagem, pesticidas e coisas do tipo devem ficar sempre em armários trancados. As áreas gramadas não devem ser muito irregulares, pois buracos e depressões podem resultar em quedas e pés torcidos.

Na área de serviço, vale o mesmo princípio da cozinha: mantenha produtos de limpeza longe do alcance dos pequenos e proteja as tomadas não utilizadas. Verifique a fixação do tanque na parede, e não deixe o tanque — nem baldes ou bacias — cheios de água dando bobeira.

Com esses cuidados — e muita atenção, carinho e bom senso –, a criançada fica segura em sua casa e todo mundo fica tranquilo. Complete estes cuidados contratando um seguro saúde da Alternativa Brasil, e aproveite a vida! 😉

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/08/30/aprenda-evitar-acidentes-domesticos-com-criancas/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *