06set
By: admin ligado: setembro 06, 2019 In: Dicas, Saúde e bem-estar Comments: 0

Ansiedade. Depressão. Stress. Estes são males que acometem milhões de pessoas pelo mundo, e ainda que as causas sejam das mais variadas, é fato que a saúde mental está relacionada a muitos deles. Muita gente cuido do corpo, da dieta, dos músculos, mas esquece de cuidar da mente, e isso pode afetar todo o organismo.

Pensando em ajudar você a manter sua saúde mental em dia, fomos buscar lá no Blog App Zen algumas dicas simples que você pode colocar em prática para viver mais tranquilamente. Tome nota destas dicas, e aplique-as no seu cotidiano!

O que é saúde mental?

A saúde mental refere-se ao estado de nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Uma maneira simples de pensar sobre isso é que: nossa saúde mental afeta o modo como nos sentimos e pensamos, e também como agimos em determinadas situações.

Quando as pessoas pensam sobre isso, elas geralmente associam a condições que alguém pode ter – como transtorno bipolar, ansiedade ou solidão. Mas ter uma boa saúde mental não significa apenas que você vive sem uma condição diagnosticável. Isso também significa que você é capaz de lidar com a vida cotidiana e seus possíveis problemas e obstáculos com equilíbrio.

Confira na sequência 5 dicas que irão ajudá-lo a ter uma mente muito mais saudável:

1 – Mantenha-se rodeado de pessoas queridas

A solidão pode ter um impacto impressionante na saúde mental e emocional de uma pessoa, bem como na saúde física.

Uma das melhores maneiras de proteger o seu bem-estar é priorizando seus relacionamentos. Ter fortes relações interpessoais nos beneficia de inúmeras maneiras: nos ajuda a sentir que somos parte de uma comunidade, dá sentido à nossa vida, nos faz sentir aceito e reforça que temos pessoas em quem podemos confiar em momentos de adversidade.

É importante lembrar que pedir ajuda a familiares ou amigos, se você está enfrentando algum problema, não é sinal de fraqueza, e sim de força. Não se deve ter vergonha ou constrangimento em pedir ajuda.

2 – Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos pode melhorar o seu sono, fazer com que você se sinta mais relaxado e aumentar a produção de endorfina do seu corpo, o que ajuda a melhorar seu humor.

Existem inúmeras maneiras pelas quais você pode colher os benefícios do exercício. Você não precisa praticar uma atividade de alto impacto para isso. Na verdade, uns 30 minutinhos de caminhada por dia podem melhorar o seu humor e reduzir o estresse.

3 – Desafie-se

Mesmo se você acha que está em um bom lugar na vida e a maioria de seus objetivos foram alcançados, sempre há áreas para crescimento. A importância de ter metas para trabalhar não deve ser negligenciada. Afinal de contas, ter um propósito na vida é um elemento crucial de felicidade geral e de satisfação com a vida.

Dê uma olhada em sua vida e encontre uma área para crescimento. Talvez você queira entrar em melhor forma física, economizar mais dinheiro para a aposentadoria, escrever um livro, viajar, ter filhos ou aprender uma nova habilidade. Trace uma estratégia, foque-se no resultado, saia da sua zona de conforto.

4 – Durma bem

O sono de boa qualidade não é apenas a duração de sete a nove horas de sono todas as noites. Trata-se também de acordar descansado e garantir que você esteja energizado para o dia quem se inicia. Se você acordar 10 ou 15 vezes a cada noite, não vai sentir que dormiu o suficiente para se preparar para os desafios do novo dia.

Se está lutando para conseguir um sono tranquilo, tente incorporar práticas em sua vida que o ajudem a conseguir um sono melhor, como a meditação. Exercite-se todos os dias, se possível, faça uma dieta bem equilibrada e tente eliminar coisas como cafeína, álcool e o fumo, que podem afetar negativamente o sono. Mantenha seu quarto escuro, fresco e silencioso.

5 – Não tenha medo de procurar ajuda

Se há uma coisa que os adolescentes e jovens adultos de hoje nos ensinam é a importância de procurar atendimento profissional quando necessário.

No passado havia um estigma ligado a se consultar com um terapeuta ou psiquiatra. Mas hoje, esse estigma foi removido, já que mais pessoas estão buscando tratamento para seus distúrbios mentais. Se você sentir que está lutando com sua saúde mental, não tenha medo de procurar ajuda profissional.

Quer uma dica extra? Contrate um Seguro Saúde da Alternativa Brasil e tenha a tranquilidade de saber que sempre haverá alguém cuidando de você, do seu corpo e da sua mente. 😉

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/09/06/saude-mental-e-importante-anote-estas-dicas-e-cuide-da-sua/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *