19set
By: admin ligado: setembro 19, 2019 In: Dicas Comments: 0

Se tem uma parte da casa que precisa estar sempre em bom estado, é o telhado. Um telhado avariado pode sofrer com goteiras e infiltrações, e problemas deste tipo colocam em risco seus móveis, eletrodomésticos, e, claro, o conforto da sua família.

Sempre que vemos na TV casos de tempestades destelhando casas e famílias tendo que colocar lonas sobre seus telhados destruídos debaixo de chuva, pensamos como negligenciamos o nosso telhado… mas logo deixamos isso para lá. É fácil negligenciar o telhado, e a gente só tende a lembrar dele quando a situação já está problemática.

Pensando em ajudar você a cuidar do seu telhado e mantê-lo sempre em bom estado, fomos buscar no Grupo Manzato algumas dicas para que você faça uma manutenção preventiva, e garanta a segurança da sua família.

Para começar, tenha em mente que, independente do material com que foi construído, o telhado sofre ações do clima: a exposição diária a sol, chuva, ventos, resíduos, poluição, granizo… conforme o tempo passa, tudo isso vai deteriorando o telhado.

Isso faz com que a vida útil da estrutura diminua. Para prolongarmos sua longevidade, são necessárias limpezas e manutenções esporádicas. Empreiteiras e construtoras sabem que um telhado deve ser inspecionado pelo menos duas vezes ao ano, mas é importante que qualquer um tenha consciência disso, e esteja sempre precavido.

Abaixo listamos uma lista de cuidados que podem salvar o seu telhado:

  1. Depois de uma tempestade ou chuva de pedras, faça uma inspeção visual do seu telhado, procurando por telhas rachadas, acúmulo de resíduos e danos em geral.
  2. Uma boa limpeza é essencial para a integridade de seu telhado. Elimine folhas, resíduos e outros materiais que possam levar ao acúmulo de umidade — que por sua vez, compromete a estrutura do telhado.
  3. Se houver árvores perto do seu telhado, mantenha-as devidamente podadas. Isso impede que galhos entrem em atrito com o telhado, e de quebra evita que o excesso de folhas entupa suas calhas.
  4. Por falar nisso, verifique sempre se a drenagem de suas calhas está adequada à proporção de água. Se a calha não der conta disso, ela pode transbordar, o que causa infiltrações por baixo ou pelas frestas entre as telhas.
  5. Se você mora em lugares com incidências de fortes ventos, tenha certeza que a estrutura do telhado foi projetada para resistir a tal condição adversa. A última coisa que você quer é que seu telhado saia voando durante um vendaval.
  6. Ao instalar antenas, caixas d’água, ou qualquer outro serviço, tenha em mente que tudo deve ser feito com muito cuidado para evitar danos às telhas e à estrutura do seu telhado.
  7. Se a estrutura que sustenta o telhado for de madeira, fique de olho aos cupins: eles podem consumir e/ou danificar o madeiramento de sustentação do telhado e acabar causando deslocamento de telhas ou mesmo desabamentos.
  8. Muitas vezes o forro pode “segurar” uma pequena goteira ou infiltração que está passando por alguma avaria do telhado, mas isso acaba afetando a estrutura do forro, que pode criar fungos por conta da umidade e apodrecer. Forros em PVC podem inclusive vergar para baixo, quando há um grande volume de água acumulado. Inspecionar o espaço entre o telhado e o forro para garantir que esteja seco e limpo é importantíssimo.
  9. Não coloque-se em risco: a manutenção de telhados pode ser perigosa se feita por quem não entende do assunto. Não permita que pessoas desabilitadas realizem serviços no seu telhado, e sempre consulte um profissional especialista no assunto. Ele poderá estimar a vida útil de seu telhado, ajudá-lo a elaborar um plano de manutenção e identificar medidas adicionais para proteção.

E se você quer ficar ainda mais garantido, contrate um Seguro Residencial da Alternativa Brasil e tenha a certeza de que seu patrimônio está sempre bem cuidado! 😉

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/09/19/saiba-como-manter-telhado-limpo-bem-cuidado-evitar-problemas/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *