26set
By: admin ligado: setembro 26, 2019 In: Saúde e bem-estar Comments: 0

A estação das flores começou, e já podemos esperar por dias ensolarados e flores desabrochando. Mas, não é só porque o tempo tende a melhorar que a gente pode descuidar da saúde: a primavera pode ser um pesadelo para os alérgicos, pois o pólen que fica pelo ar ataca o sistema respiratório sem dó.

Isso não quer dizer que você não deve curtir a Primavera! Pensando nisso, trazemos algumas dicas para quem quer aproveitar o melhor da estação sem descuidar da saúde!

Por que o pólen causa alergias?

Primeiro vamos entender o que é o pólen: estes minúsculos grãos são os elementos reprodutores masculinos das flores. Como é nessa estação que as flores se reproduzem, há MUITO mais pólen espalhado pelo ar do que em outras épocas do ano.

Com todo esse pólen flutuando por aí, invariavelmente acontece dele entrar em contato com nossas mucosas, ativando o quadro alérgico de quem sofre de alergia. Aí começa aquela cadeia de eventos que os alérgicos conhecem (e temem): uma coceira chata no nariz, que logo evolui para crises de espirros.

Conforme a gravidade da situação, a alergia pode causar também irritação na garganta, ou até mesmo nos olhos. E quanto mais a pessoa coça, pior fica. Existem antialérgicos que podem amenizar os sintomas, mas procurar o médico é importante para fazer uma avaliação do caso — em alguns casos, até vacinas podem ser necessárias.

Claro que o pólen não é o único fator externo que pode desencadear uma crise alérgica. Mofo, ácaros e poeira também são agentes alérgicos, e como a primavera tende a ser uma estação relativamente úmida, estes fatores também se proliferam.

Evitando crises alérgicas

Ou seja, a higiene da casa e do ambiente de trabalho são fundamentais para amenizar os sintomas de alergia e minimizar o risco de crises mais graves. Aí vão algumas medidas simples de fazer que podem garantir uma Primavera mais tranquila:

  • Use sabão neutro para lavar roupas e lençóis, e deixe-as secar ao sol
  • Mantenha os cômodos de sua casa arejados, bem iluminados e limpos
  • Abra armários, guarda-roupas e gavetas para mantê-los arejados
  • Lave e guarde brinquedos de pelúcia e roupas de frio (se possível em sacos plásticos vedados)
  • Limpe a casa com um pano úmido para remover o acúmulo de poeira (e com ela, os ácaros)
  • Evite vassouras e espanadores — eles espalham partículas de poeira pelo ar
  • Se possível, tire os tapetes e carpetes da sua casa — como o frio está passando, eles só servem para acumular poeira
  • Deixe o sol entrar — os ácaros não gostam da luz do sol
  • Mantenha as mãos sempre limpas, evitando contato com os olhos
  • Limpe o filtro do ar condicionado regularmente, para se livrar da poeira acumulada

Claro que crises alérgicas não são o único problema que pode acometer a saúde da gente na Primavera, mas sem dúvida é um dos mais incômodos, e agrava-se nesta época por conta do pólen.

Como prevenir é melhor do que remediar, se quiser ficar com a saúde em dia, contrate um Seguro Saúde da Alternativa Brasil e passe pela estação sem se preocupar! 😉

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/09/26/primavera-chegou-fique-longe-alergias-dicas/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *