08nov
By: admin ligado: novembro 08, 2019 In: Uncategorized Comments: 0

No mês passado falamos do Outubro Rosa agora é tempo de Novembro Azul: um mês no qual o mundo une forças em prol da saúde masculina e da luta contra o câncer de próstata!

Mais do que um problema de saúde, o câncer de próstata é, antes de mais nada, um problema de conscientização: os homens tendem a ser um pouco menos zelosos em relação à saúde. Somado a isso, temos o tabu do exame de toque, um procedimento rápido e importante, mas sobre o qual os homens não querem nem pensar.

É fundamental que haja informação e esclarecimento sobre o assunto, uma vez que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, e uma das doenças que mais leva nossos homens a óbito.

Para esclarecer o tema, vamos reunir aqui alguns fatos relevantes sobre o assunto para todo mundo tirar suas dúvidas e se prevenir.

Quais os sintomas do câncer de próstata?

Os sintomas mais comumente associados ao câncer de próstata são: dores lombares e/ou na região da bacia, dificuldade para urinar, traços de sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar muito mais vezes do que seria o normal.

O problema é que estes sintomas só aparecem em estágios avançados da doença. Inicialmente, o câncer de próstata é silencioso, e é isso que faz dele tão perigoso, demandando mais atenção e cuidado por parte dos homens.

Além disso, deve-se considerar que estes sintomas não são exclusivos do câncer de próstata. Boa parte deles também podem ter relação com doenças menos graves da próstata, ou mesmo com um simples quadro de infecção urinária.

Quem está no grupo de risco?

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. Se você se enquadra em alguns dos quadros abaixo, redobre os cuidados:

Idade: o risco de desenvolver câncer de próstata aumenta com a idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos de idade.

Histórico familiar: homens cujo o pai, o avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos também estão dentro do grupo de risco.

Obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Como se prevenir do câncer de próstata?

O câncer é uma doença que está diretamente relacionada aos inúmeros maus hábitos que a humanidade adquiriu nas últimas décadas. Sedentarismo, má alimentação, álcool e cigarro… tudo isso acaba contribuindo com o aumento de todos os tipos de câncer.

Por conta disso, por mais que pareça um clichê, a prevenção do câncer de próstata tem tudo a ver com um estilo de vida mais saudável. Eis alguns bons hábitos que podem ajudá-lo a ter mais saúde:

Mantenha uma dieta balanceada, com menos gordura e maior índice de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.

Pratique atividades físicas regularmente e mantenha-se dentro do peso adequado.

Não fume. O cigarro estraga sua saúde como um todo, e pode agravar quadros de câncer de próstata em homens que tenham predisposição genética para a doença.

Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas — mais uma coisa que não está diretamente relacionada ao câncer de próstata, mas que afeta a saúde como um todo.

Faça exames preventivos anualmente, especialmente se você já passou dos 45 anos. Há dois tipos de exames mais comuns: o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), que através de uma amostra de sangue detecta variações no índice desta substância, e o famigerado exame do toque, que permite ao médico sentir o tamanho, forma e textura da próstata em busca de anomalias.

Por fim, mais uma dica importantíssima para quem quer se prevenir: contrate um Seguro Saúde da Alternativa Brasil, e tenha a tranquilidade de saber que sempre haverá alguém cuidando de você! 😉

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/11/08/novembro-azul-tire-suas-duvidas-sobre-o-cancer-de-prostata-e-previna-se/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *