19dez
By: admin ligado: dezembro 19, 2019 In: Dicas Comments: 0

Seguindo nossa série de posts especiais sobre férias de verão e preparativos para viagens, hoje vamos falar de algo que definitivamente não pode ser negligenciado: a revisão do carro!

Quem vai viajar de carro nas férias provavelmente já sabe disso, mas nunca é demais relembrar: uma revisão completa no automóvel é fundamental antes de cair na estrada. É um cuidado simples, que traz muito mais segurança para a vida da sua família e a de muitos outros motoristas.

Muitas concessionárias e montadoras oferecem as chamadas revisões programadas, para garantir que os motoristas level seus carros à oficina a intervalos regulares. Porém, há quem negligencie este cuidado, o que torna uma revisão de férias ainda mais importante.

Pensando nisso, aqui estão algumas dicas de itens que você não pode deixar de conferir antes de viajar:

Pneus

No caso de haver uma ou mais bolhas, substitua imediatamente o pneu: bolha é indicativo de dano estrutural irreversível na carcaça, o que pode indicar que há risco de explosão, principalmente na estrada – onde o pneu é exposto a uma temperatura maior, o que eleva sua pressão interna.

Já se for constatado desgaste irregular nos pneus, pode haver desalinhamento da suspensão, ou um uso de pressão errada nos pneus por longos períodos. Os sulcos que marcam o pneu auxiliam no controle: eles devem ter no mínimo 1,6mm de profundidade. Estes sulcos ainda têm outra função muito importante: prevenir a aquaplanagem.

Para evitar problemas, cheque a pressão de todos os pneus, e atente à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para esta condição. Na dúvida, converse com seu mecânico de confiança.

Lembre-se de incluir o estepe na revisão, e cuide não só dos pneus, mas também das rodas: uma roda amassada ou quebrada pode causar vazamentos de ar e comprometer a integridade do pneu.

Alinhamento e balanceamento das rodas

O risco aqui é grande, pois as falhas só aparecem em altas velocidades: vibrações ao volante (no caso de uma roda desbalanceada) ou direção desalinhada (o carro fica puxando para um dos lados), no caso de alinhamento fora das especificações de fábrica. Desalinhamentos acontecem em virtude de passagens em buracos, – que pode ocorrer quando o carro acerta um buraco ou a calçada.

Barulhos na suspensão

Rangidos, batidas secas ou ruídos que deixam a impressão de que algo está frouxo ou desalinhado devem ser averiguados o quanto antes. As condições do asfalto podem levar a um desgaste acelerado da suspensão.

Fluidos

Na estrada, o motor é submetido a um esforço maior que no dia a dia na cidade. Por isso, é importante checar o nível e a validade de todos os fluidos e de seus respectivos filtros, bem como a presença de vazamentos.

Não deixe escapar nenhum: líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio (esse é importantíssimo!), direção hidráulica e embreagem. Se seu carro for flex, lembre também do combustível do reservatório de partida a frio. Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, antecipe a troca e evite problemas.

Sistema elétrico

Confira todas as lanternas, faróis e piscas. Substituir uma lâmpada queimada é algo rápido, e pode prevenir um acidente — ou, no mínimo, uma multa.

Sistema de limpeza dos vidros

Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório da solução de limpeza e o estado das palhetas: se elas estiverem muito ressecadas, não farão o escoamento adequado da água.

No dia da viagem, limpe bem os vidros para melhorar ao máximo a visibilidade. Em carros sem ar-condicionado, vale a pena levar um pano de algodão e um spray anti-embaçante.

Triângulo, macaco e chave de roda

Estes itens obviamente devem estar no carro, mas isso não basta: verifique se eles estão funcionando corretamente. Um triângulo com a haste de apoio quebrada, por exemplo, deve ser substituído. Outra dica é deixar o macaco limpo e lubrificado para garantir que ele estará em condições de uso, se necessário.

Para viajar com ainda mais tranquilidade a melhor dica é contratar um Seguro Automobilístico da Alternativa Brasil!

Aproveitando: anote nossos horários de funcionamento para este fim de ano:

Natal: fecharemos no dia 24/12 ao meio-dia. Reabriremos dia 26/12 após o meio-dia.

Ano novo: fecharemos dia 31/12. Reabriremos dia 02/01/20 ao meio-dia.

Boas festas!

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/12/19/revisao-automotiva-cuidados-para-se-ter-antes-de-viajar/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *