O que todos temiam aconteceu: o Brasil já tem casos confirmados do Novo Coronavírus. Ainda são poucos, e não há motivo para pânico, mas como a prevenção dele envolve cuidados básicos de higiene, não custa nada ficar por dentro de algumas dicas, não é?
Antes de mais nada, vale desmistificar o que é o tal do Novo Coronavírus: a família dos Coronavírus já é conhecida há muito tempo, sendo responsável por causar desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves. A novidade é que, nesta virada de ano, um novo vírus da família Corona — o 2019-nCoV — foi descoberto, e, como bem vimos, andou sacudindo o mundo.
Isolado no dia 7 de janeiro de 2020 e detectado primeiramente na cidade chinesa de Wuhan, o 2019-nCoV causa um novo tipo de gripe, chamada de Covid-19. Até o último dia 25 de fevereiro, já haviam sido contabilizadas mais de 2700 mortes e mais de 80 mil casos confirmados em todo o mundo.
Apesar de estar se alastrando rápido, é bom deixar claro que a Covid-19 não é uma doença particularmente letal: a taxa geral de mortalidade da doença é de 2,3% — para efeito de comparação, a taxa de letalidade do Ebola, por exemplo, é de 51%, enquanto a da Raiva é de 95%. Ou seja, de 100 pessoas que contraem Raiva, é praticamente certo que 95 vão morrer. No caso da Covid-19, este número nem chega a 3.
No caso do Novo Coronavírus, esta taxa é bem mais baixa. Porém, existem os grupos de risco: crianças, pessoas com mais de 80 anos ou pessoas que tenham algum quadro problemático (incluindo aí doenças como diabetes ou quadros cardiorrespiratórios agudos)
Transmissão
É sabido que a disseminação da doença se dá por contato próximo de pessoa por pessoa e pode ocorrer de forma continuada. Ainda não está claro com que facilidade o Coronavírus se espalha, mas é fato que a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- Gotículas de saliva
- Espirro
- Tosse
- Catarro
- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos
Sintomas
O que preocupa no Novo Coronavírus é que, por ser uma doença da família da gripe, seus sintomas são semelhantes aos de um resfriado comum. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Dentre os sintomas mais comuns, estão:
- Febre
- Tosse
- Dificuldade para respirar
Vale destacar que o vírus pode ficar incubado por duas semanas, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Prevenção
Entre as medidas preventivas estão cuidados básicos de saúde e higiene — que, vale ressaltar, servem para prevenir diversas outras doenças, não apenas a gripe causada pelo Novo Coronavírus:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas ou que apresentem sintomas da doença
- Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool (o álcool em gel é um grande aliado nessa hora)
- Utilizar lenços descartáveis para higiene nasal
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir (também pode-se fazer isso na curva do cotovelo, evitando a propagação de gotículas de saliva)
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas
- Manter ambientes bem ventilados
- Limpar e higienizar objetos e superfícies tocados com frequência
- Evitar contato próximo com animais selvagens ou animais doentes em fazendas ou criações
E as máscaras?
No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral, então quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso.
O mais importante é seguir os procedimentos que listamos acima: fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos.
Embora ainda não haja nenhum tipo de vacina para o Novo Coronavírus, garantir a saúde é fundamental. Então, lembre-se: se quer ainda mais segurança para sua família, contrate um Seguro Saúde da Alternativa Brasil! 😉