15maio
By: admin ligado: maio 15, 2020 In: Saúde e bem-estar Comments: 0

Dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família. E, a gente sabe que estamos vivendo uma época em que não podemos estar realmente próximos de nossos entes queridos, mas não podíamos deixar a data passar em branco.

A data foi estipulada em uma Assembleia Geral da ONU em 1993, e foi cunhada com o objetivo de “promover a conscientização sobre questões relativas às famílias e aumentar o conhecimento dos processos sociais, econômicos e demográficos que afetam as famílias”.

Na prática, o que isso quer dizer? Quer dizer que temos de nos atentar a tudo que diz respeito não só à nossa família, mas a todas as famílias. Viver em sociedade nos transforma em uma grande família. E o momento que estamos vivendo hoje, por mais triste que seja, é o ideal para exercitarmos a empatia pelas famílias do outros.

Há uma pandemia de escala global matando milhares de pessoas todos os dias. Só aqui no Brasil, já são mais de 14 mil vítimas. E o contágio se acelera quando as pessoas não demonstram empatia, desrespeitando o distanciamento social e as normas que especialistas de todo o mundo estão criando para frear o avanço da Covid-19.

Se uma pessoa decide ignorar as normas de segurança, ele não está apenas colocando a si mesma em risco: está colocando toda sua família em perigo. Sair desnecessariamente, não utilizar máscara ou álcool em gel, entrar em casa com a roupa que usou na rua… tudo isso pode levar o coronavírus para dentro de casa, afetando idosos, crianças e pessoas que podem fazer parte de grupos de risco.

Ao ser imprudente, essa pessoa também coloca em risco qualquer outra pessoa com a qual interage: o caixa do supermercado, o motorista do ônibus, o atendente da loja, o garçom do restaurante, o entregador de comida. E todas essas pessoas tem famílias.

Empatia também tem a ver com solidariedade, com ajudar famílias que, por n motivos, podem estar em uma situação bem pior do que a sua. Famílias com menos dinheiro, menos acesso a cuidados básicos de higiene, menos comida na mesa.

Então, se sua família tem condições, doe. Comida é o mais importante, mas não é só disso que os necessitados precisam. O frio já está chegando com força, então doe roupas, cobertores, meias. Itens de limpeza também são importantes. Entre em contato com instituições próximas, descubra do que elas precisam e tente ajudar, como puder.

A pandemia do coronavírus está permitindo que pessoas, empresas e instituições deixem aflorar belos exemplos de solidariedade. E isso ajuda milhares de famílias necessitadas.

Em resumo: cuide da sua família, mas tente cuidar também da família dos outros. No momento, todos estão precisando de algum tipo de ajuda. E nunca esqueça que nós estamos aqui, para cuidar da saúde da sua família, e ajudá-la como pudermos. 😉

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2020/05/15/dia-internacional-familia-tempo-cuidar-todas-familias/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *