29nov
By: admin ligado: novembro 29, 2018 In: Uncategorized Comments: 0

Ter planejamento é a chave para a qualidade de vida.

Um bom planejamento é essencial em qualquer circunstância. E, quando se fala nas finanças da família, o assunto é ainda mais sério. É a partir daí que os objetivos são alcançados. Para ter uma vida tranquila, é preciso manter a conta sempre fora do vermelho e ter aquela reserva para os casos emergenciais. Portanto, acredite: existem muitos benefícios, em curto e longo prazo, levando a educação financeira para o lar.

E é isso que nós viemos te ensinar hoje: a fazer um ótimo planejamento financeiro familiar.

Let’s go?!

1. Envolva toda a família

Por ser um planejamento financeiro familiar, é indispensável a participação de todos. Fale sobre 0 assunto da maneira mais positiva possível, apresentando-o como uma solução para os problemas com dinheiro.

Não chegue com uma lista de gastos que devem ser proibidos, mas mostre os benefícios de poupar para a realização de sonhos grandiosos frente ao prazer momentâneo sentido em compras por impulso.

2. Tenha metas em comum

Definir os objetivos em comum entre todos da família é um passo muito importante para as coisas começarem a fluir. Pode ser uma viagem incrível, a reforma da casa, o investimento em estudos, entre outros. Compartilhar sonhos é uma ótima estratégia para manter o foco de todos na missão.

3. Liste ganhos, gastos e faça uma análise

Com os objetivos definidos e todos os moradores cientes da importância de se manterem comprometidos, investigue a real situação financeira da família. Para começar, levante as fontes de receitas e despesas.

Depois das metas definidas, chegou a hora de analisar a situação financeira da família. Liste os ganhos (salários, aposentadorias etc.), os gastos permanentes (mensalidades, prestações e contas da casa) e os variáveis (lazer, vestuário etc.). Existem planilhas ou até sites e aplicativos que são uma mão na roda para organizar tudo.

4. Renegocie suas dívidas

A renegociação de dívidas pode valer muito a pena e gerar um descontão para propostas de pagamentos à vista. Mas não se precipite: certifique-se de que tem cash o suficiente para honrar o novo compromisso.

5. Invista seu dinheiro

Tem uma graninha extra que facilmente pode gastar com supérfluos? Considere fazer alguns investimentos. Você pode comprar imóveis, ações ou buscar outras opções que geram retorno em curto, longo ou médio prazo.

5. Não esqueça de contratar alguns seguros

Por fim, mas não menos importante: sim, a contratação de seguros é essencial para quem quer segurança financeira. Prevenir é sempre a melhor solução quando se trata de eventualidades que podem afetar os bens, tão difíceis de adquirir. E isso vai bem além do material. Contratando os seguros de vida, residencial, saúde e auto você estará muito mais tranquilo e livre de ser pego de surpresa. Conte com a Alternativa Brasil para renovar ou contratar os seguros necessários para uma vida sem complicações.

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2018/11/29/planejamento-familiar-financeiro/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *