O Brasil (e o mundo) passam por um momento atípico: a quarentena por conta do novo coronavírus. O distanciamento social é uma atitude drástica, mas necessária, uma vez que o vírus da Covid-19 é extremamente contagioso. A melhor maneira de evitar uma propagação maciça é, literalmente, afastar as pessoas e evitar aglomerações.
Claro que nem todos os setores da sociedade conseguem fazer isso, mas os governantes de cada cidade vêm tentando fazer a sua parte: decretos estão proibindo as pessoas de irem à praia — quarentena não é férias! –, cinemas e teatros foram fechados, aulas foram suspensas, metrôs e ônibus estão deixando de circular.
Este “excesso” de cuidado não é exagero: já são mais de 200 mil casos confirmados pelo mundo, e os óbitos passam dos 7 mil. Ainda que seja apenas uma gripe, o Covid-19 coloca em risco principalmente a vida de idosos e pessoas com doenças crônicas ou problemas respiratórios.
Ou seja: a melhor coisa, no momento, é ficar em casa. Só por um tempo, até essa crise passar. Quando o coronavírus estiver sob controle — ou quando já tivermos uma vacina eficaz contra ele –, todos poderemos retomar nossas rotinas.
Claro que isso não necessariamente é fácil. Ficar em casa “por obrigação” é bem diferente de fazer isso por lazer, e o período de quarentena pode se tornar bem complicado. Pensando nisso, elaboramos algumas “dicas de sobrevivência” para quem está começando a encarar o isolamento social e não quer descuidar da saúde:
Cuide da dieta
Ficar em casa, podendo “atacar a geladeira” a qualquer momento pode ser um problema para muita gente. Então, o melhor é saber se controlar, e a melhor forma de fazer isso é se planejando: aproveite o tempo extra em casa para preparar refeições saudáveis e aprender receitas novas que supram seu organismo de vitaminas e minerais.
Como este tende a ser um período de menos atividades físicas, tente maneirar nos doces, refrigerantes e guloseimas. Sabemos que não é fácil, mas ao final da quarentena, sua saúde (e a balança) irão agradecer!
Busque formas de se exercitar
E já que falamos em “menos atividades físicas” ali em cima, tenha em mente que, não é só porque a academia fechou que você precisa ficar sentado no sofá, sem fazer nada o dia inteiro. Manter uma rotina de exercícios é fundamental, até para não perder o ritmo.
Busque videoaulas no Youtube ou baixe apps de celular que orientem um treino de atividades físicas que podem ser feitas em casa. Vale também tirar o pó da bicicleta ergométrica, ou mesmo apelar para umas coreografias de zumba. Sedentarismo também faz mal à saúde, então arrume um tempinho para se exercitar!
Ocupe sua mente
Informação é importante, mas ficar ligado nos telejornais e sites de notícias pode acabar deixando as pessoas ansiosas, e até um pouco paranoicas. Então o melhor é ocupar a mente também com outras coisas, que nos distraiam um pouco dessa crise.
Aí temos muitas opções: jogar videogames, ouvir podcasts, ler um bom livro. Quem sabe montar um quebra-cabeça, ou apelar para os bons e velhos livros de pintura? Veja filmes e séries, medite, escreva, toque um instrumento… enfim, mantenha a mente ocupada!
Conecte-se com as pessoas (mesmo de longe)
Distanciamento social não significa necessariamente ficar isolado de todo mundo que a gente ama. Vivemos em uma época que a tecnologia nos permite encurtar distâncias, e ela pode ser uma grande aliada durante esta quarentena.
Que tal reunir seus amigos para um “happy hour online”, por videoconferência? Ou fazer um FaceTime com seus parentes de outra cidade? Até o WhatsApp permite a realização de chamadas em vídeo, então ninguém tem desculpa para ficar isolado!
Crie uma rotina com as crianças
Ficar “trancado” dentro de casa pode ser um pesadelo, especialmente para quem tem crianças em casa, com as aulas suspensas. A chance da bagunça acabar tirando todo mundo do sério é grande, e o home office pode acabar virando um pesadelo.
Então, previna-se do stress criando uma rotina de atividades que integrem a família (sem sair de casa). Podem ser jogos de tabuleiro, cinema em casa com pipoca, jogos de adivinhações, testes de receitas… enfim, arrume uma forma de entreter todo mundo, sem descuidar dos horários de dormir, acordar e almoçar, para a criançada não sair da rotina.
Se seguir estas dicas, sua quarentena será muito mais tranquila, e você estará pronto para seguir com sua vida quando a pandemia passar.
Aproveitando: se quiser mais informações sobre o coronavírus e as formas de prevenção, confira nosso outro post sobre o assunto. E se quiser manter a saúde da sua família sempre em dia, contrate um Seguro Saúde da Alternativa Brasil! 😉