17abr
By: admin ligado: abril 17, 2020 In: Dicas, Saúde e bem-estar Comments: 0

Já passamos da metade de abril, mas a quarentena e o coronavírus continuam entre nós. O ideal, de acordo com a OMS, ainda é ficar em casa, mas a gente sabe que nem todo mundo tem essa opção: farmácias, supermercados, hospitais, há diversos ramos de atividade que simplesmente não podem parar.

Quem precisa sair de casa acaba ficando apreensivo, com medo de estar levando o vírus para dentro de casa. Se você está nessa, não se desespere: já falamos aqui no blog da importância das máscaras, e agora vamos abordar os cuidados que você deve ter a hora de voltar para casa.

Quem cuida da saúde se previne, então tome nota dessas dicas e repasse-as para seus familiares e amigos!

Tire os sapatos antes de entrar

Os calçados podem servir de “meios de transporte” para o vírus. Para evitar que o vírus entre com você em casa, o melhor é tirar os sapatos antes de entrar, e deixá-los para fora de casa. O ideal é separar um calçado só para sair, e não trazê-lo para dentro.

Isso pode ser resolvido com um cesto ou sapateira posicionado ao lado da porta, na garagem, ou por onde as pessoas entram. Entre de meias e só depois de fazer sua própria higiene, higienize seus sapatos com água e sabão.

Coloque as roupas para lavar

Do mesmo jeito que os sapatos podem dar carona para o vírus, roupas em geral também podem. Então, não adianta achar que “nem suei, só fui até o mercado rapidinho” é desculpa para as roupas voltarem direto para o armário.

Chegando em casa, coloque todas as roupas que usou na rua direto na máquina de lavar. Se possível, tire a roupa antes de entrar, e leve até a área de serviço em um saco plástico.

Tome um banho

Já que você já se livrou da roupa e dos sapatos, aproveite para tomar um banho e deixar seu corpo livre de qualquer resquício de contaminação que possa ter ficado em sua pele e cabelo.

Higienize bolsas, pastas e mochilas

A gente nunca sabe exatamente onde nossas bolsas e mochilas encostaram enquanto estávamos na rua, então elas também precisam de cuidados. Use um pano, álcool 70% ou uma solução de água e detergente para higienizar tudo. Deixe secando ao ar livre antes de guardar.

Higienize tudo que tocar

A gente nem se dá conta, mas coloca as mãos em muitas coisas, o tempo todo: celular, teclado, trinco, corrimão, chave, carteira… são diversas superfícies onde o vírus pode se instalar.

Higienizar as mãos é fundamental, mas também higienize todas estas superfícies usando um pano com álcool ou água e sabão. Isso vale para o caso de você ou alguém ter chegado da rua: se está todo mundo em casa, não precisa se desesperar, basta manter uma rotina padrão de limpeza.

Higienize embalagens, sacolas e produtos

Foi ao mercado? Pediu compras por delivery? Não interessa: antes de levar suas compras para a despensa, o armário ou a geladeira, limpe todas as embalagens utilizando um pano com álcool 70%.

O mesmo vale para frutas, verduras e hortaliças, que podem ficar uns 10 minutinhos em uma solução de água + água sanitária (20 ml de água sanitária para cada 1 litro de água) e serem muito bem enxaguadas antes de ir para a gaveta da geladeira.

Evite cumprimentos, beijos e abraços

Assim que chegar da rua, não saia distribuindo beijos e abraços para seus familiares: antes de mais nada, respeite as dicas de calçados, roupas e banho que descrevemos acima. Só depois de tudo isso é que você está liberado para abraçar a família.

Todos esses cuidados são necessários para passarmos por esta pandemia. É pela saúde de todos. E você sabe que de saúde a gente entende. 😉

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2020/04/17/coronavirus-dicas-higiene-antes-entrar-em-casa/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *