11jul
By: admin ligado: julho 11, 2019 In: Saúde e bem-estar Comments: 0

Com a chegada do inverno e do frio, aumentam consideravelmente as gripes, tosses e problemas respiratórios. Aumenta também a preguiça de ir à academia, ou de fazer aquela caminhada que nos tira do sedentarismo.


A gente sabe que a vontade de ficar debaixo das cobertas o máximo possível é grande, mas não podemos relaxar com a saúde. Já demos aqui no blog dicas de esportes e atividades físicas que podem ser praticados no frio. Agora, vamos dar dicas para quem quer ficar com a saúde em dia!

1) Mantenha as janelas abertas

Foto: Unsplash

Com esse frio o que a gente mais quer é um ambiente quentinho e aconchegante, mas isso não é nada saudável: um ambiente mal arejado fica com o ar parado e tende a tornar-se úmido com o tempo. Isso, aliado à sujeira microscópica que a gente nem consegue ver (células de pele morta, poeira, fios de cabelo, etc.) é um convite para um aumento na concentração de ácaros, os principais causadores de rinites, acessos de tosse e crises de asma. Então, ignore o frio e deixe a casa sempre bem arejada!

2) Lave muito bem as mãos

Foto: Unsplash

Essa dica vale para o ano todo, mas é especialmente indicada para o frio, pois muita gente tem o mau hábito de fugir da água gelada nesta época. Lembre que passa de tudo pela nossa mão: trinco, chave, dinheiro, celular, mouse, e mais uma infinidade de coisas.

Isso faz com que as mãos sejam vetores para muitos germes, que são os responsáveis pela transmissão de gripes e resfriados, entre outras doenças muito mais sérias. Então, lave sempre suas mãos com água e sabão, e se possível, carregue um tubinho de álcool em gel na bolsa ou na mochila para dar um trato nelas quando estiver na rua.

3) Hidrate sua pele

Foto: Unsplash

O frio também não é um grande amigo da nossa pele, que tende a ficar ressecada e até farelenta em alguns casos mais extremos. O vento gelado também maltrata os lábios, que podem rachar e até partir-se. Conversar com um dermatologista é o mais indicado, mas na dúvida um bom creme hidratante aliado à manteiga de cacau nos lábios já quebra um bom galho.

Ah, e protetor solar continua sendo indispensável, ok? Não é porque não tem sol que a radiação solar não está aí, afetando nossa pele!

4) Beba muita água

Foto: Unsplash

 

Outra dica que vale para o ano todo, mas deve ser reforçada no inverno. Com o tempo quente, a gente acaba se hidratando naturalmente, mas no frio a tendência é que o consumo de água diminua. Isso é péssimo para o seu organismo, pois a ausência de água aumenta o risco de má circulação sanguínea, bem como agrava problemas respiratórios, ressecamento da pele e infecções.

Então, esqueça do frio, e beba pelo menos 2 litros de água por dia para seu corpo continuar operando no ritmo certo.

5) Mantenha as atividades físicas

Foto: Unsplash

Como já dissemos lá em cima, a gente sabe que no inverno a preguiça aumenta, e a vontade de ficar encolhido debaixo das cobertas é grande. Mas, quem busca uma vida mais saudável não deve deixar o frio vencer, e precisa manter os exercícios na rotina, como em qualquer outra época – até porque é nesta época que ingerimos alimentos mais calóricos. O corpo tende a ficar retesado, então, capriche no alongamento, use roupas com isolantes térmicos, e dê uma atenção especial aos aquecimentos e exercícios aeróbicos para manter o corpo aquecido.

Se já tomou todos esses cuidados, parabéns! Para garantir, só falta contratar um seguro saúde da Alternativa Brasil, e curtir a estação mais fria do ano sem preocupações!

Trackback URL: http://www.alternativabrasil.com/noticias/2019/07/11/5-dicas-para-manter-saude-em-dia-no-inverno/trackback/

Leave reply:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *